A LOCALIZAÇÃO DE UMA HISTÓRIA

Tempo de leitura: 3 minutos

Já tentou imaginar “Sex and the City” se passando em uma cidade que não fosse Nova York? Embora existam outras metrópoles tanto nos Estados Unidos quanto ao redor do mundo, muitas coisas mudariam, já que a série está muito conectada às ruas, bairros, bares, boates, restaurantes, cafeterias, parques, estilo de vida e lugares emblemáticos da Grande Maçã – a verdade é que seria uma outra série.

“Sex and the City” criou uma ligação tão forte com Nova York que é possível encontrar na internet dicas de viagem relacionadas aos lugares onde a série foi filmada. Existem muitos motivos para isso ter acontecido. Um roteiro bem construído, diálogos inteligentes, protagonistas com personalidades muito marcantes, profundas e muito bem desenvolvidas ao longo da série. Outro motivo seria a enorme influência que a localização tem para a construção do ambiente da história.

Além do período e da duração, é muito importante pensar no lugar onde a sua história se passa, pois a escolha desse local irá impactar fortemente em como você irá desenvolver a sua narrativa. Uma metrópole é muito diferente de uma pequena cidade do interior, por exemplo. Os estilos de vida variam muito de um lugar para outro. E é justamente a isso que você precisa ficar atento!

Quando for escolher a localização da a sua história, fazer uma reflexão sobre o porquê de estar escolhendo aquele local especificamente pode ser muito prolífico. O modo como as pessoas vivem e interagem em um lugar específico irá afetar a forma como os seus personagens irão viver e interagir entre si nesse lugar, como irão conhecer uns aos outros, os lugares que frequentarão, a comida que consomem, os costumes e tantas outras características.

Quanto mais conhecimento você tiver do lugar que escolher para a sua história, mais ferramentas você terá para construir uma história mais profunda. A pesquisa, portanto, é fundamental. Entre os aspectos a serem estudados estão estatísticas sociais e econômicas, pesquisas sobre o clima, paisagens naturais e urbanas da região em que a sua história se passa. Nem tudo que você pesquisou precisa constar no roteiro, mas informação é algo que pode auxiliar na construção e aprofundamento da narrativa, dos personagens.

Mesmo que você pretenda criar um mundo imaginário e novo, é importante buscar pontos de encontro com a realidade para criar identificação com o público. A saga de Harry Potter faz isso muito bem. Apesar de se tratar da vida de um bruxo, a história não fala apenas de magia, aborda também a rotina de Harry, as suas lições e aprendizados na escola, a relação com amigos, familiares e professores.     

Sua pesquisa não precisa se limitar a dados estatísticos. Também é possível buscar referências em outros filmes, séries, na literatura, na música, na arte em geral. A internet pode ser uma fonte muito rica de conteúdo (canais no YouTube, sites, blogs). 

 É importante ressaltar que a localização de uma história não se trata apenas de um mundo que você cria, de um país, estado, cidade ou bairro. Os personagens da série “Grey’s Anatomy”, por exemplo, trabalham e vivem grande parte de suas histórias em um hospital. O universo do filme e da série “Cara Gente Branca” se passa em uma universidade. Existem séries e filmes que se passam em escritórios de advocacia, redações de jornal/revista.

São inúmeras possibilidades. Então como escolher a melhor localização para a sua história? Tenha em mente que a localização está fortemente ligada ao conceito da história. Reflita se o local (real ou imaginário) que você escolheu para a sua narrativa irá potencializar o que você quer contar, as mensagens, ideias e sensações que você pretende transmitir.     

Conte aqui nos comentários! Já pensou sobre a localização da sua história?      

 

8 Comentários


  1. Fiz uma historinha que se passou somente no quarto da personagem. Ela, seu celular e o namorado em (O.S). No caso, seria só as mensagens em balões. Esse formato também é O.S?

    Responder

    1. Nesse caso, não teria necessidade de indicar Off Screen 🙂

      Responder

  2. boa noite! simplesmente adoro seus conteúdos e por sinal gostaria de alguma dica sobre livros que falem de analise de conhecimento, processo e produção. muito obrigado pelas mensagens que me enriquecem como pessoa.

    Responder

  3. Realmente, a localização de uma história é de fundamental importância para a construção, não só da narrativa, mas dos personagens também. Não dá pra imagimar ” Sex and the City” ambientada em outra cidade, dá?

    Responder

  4. Já sim,a localização principal e histórica é o RJ,mas teremos outros lugares também(em roteiro q estou desenvolvendo)que a narrativa e roteironos levarão ex:New Castle(reino unido),urugauy,argentina,santa catarina br e rio gde do sul!Grato abs aricandido-ótima dica-cenárioe localidade são vitais em meu desenv do roteiro!!e tem a ver c a memoria da cidade e seus habitantes de época(inicio anos 1900…)abs novamente aricandido

    Responder

  5. Minha história se passa num centro urbano de tamanho médio. Estou usando como referência a cidade em que moro (Vitória), mas a cidade não será citada nominalmente. Os locais citados serão fictícios mas baseados em locais reais.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *