CONHEÇA O ROTEIRISTA MARCELO ANDRIGHETTI

Tempo de leitura: 4 minutos

Marcelo Andrighetti é o retrato do mercado audiovisual contemporâneo. Estudou presencialmente com o guru do Storytelling mundial, Robert Mckee, formou-se em Jornalismo, especializou-se em Produção Executiva, Direção e Roteiro pela ESPM e nunca mais parou.

Visionário, prevendo a ascensão do mercado, idealizou e fundou duas instituições 100% voltadas à narrativa: a Escola de Roteiro e a Casa do Storytelling.

Já escreveu 10 longas – sendo 7 documentais e 3 de ficção. Também criou videoclipes, comerciais, programas televisivos, web-documentários e mais de 20 curtas. Tem passagem pelo teatro e pela música, além de já ter atuado como diretor e produtor executivo, em diversos momentos.

A narrativa para Marcelo é algo visceral. Acredita – e coloca em prática em cada linha do seu trabalho – a máxima de que um bom roteiro pode transformar a vida das pessoas! 

Tem na bagagem mais de 500 roteiros comerciais, colocando no currículo marcas como Boticário, Itaú, Red Bull, Sebrae, Grendene, Paquetá, Calçados Beira-Rio, Móveis Florense, Intercity Hotel, Lojas Colombo, Vinícola Perini, Planeta Atlântida, entre outros.

Além de prestar serviços para empresas, faz parte do quadro de professores convidados da pós-graduação de Produção Multimídia da ESPM-Sul e seguidamente é palestrante em universidades, tais como UFRGS, PUC e UCS.

Marcelo Foi premiado pelo Itaú Cultural com o documentário Boca de Rua – Vozes de Uma Gente Invisível, filme com destaque no cenário internacional cinematográfico. No momento está chefiando uma equipe com dez roteiristas onde estão desenvolvendo:

  • Uma série para a TV, com 13 episódios, recém aprovada pela Ancine, com previsão de lançamento para 2018.
  • Um longa-metragem para a maior afiliada da Rede Globo, sobre a história de um programa de rádio que completa um década em 2017.
  • Documentário biográfico em fase de finalização.
  • Longa-metragem de ficção biográfico.
  • Aproximadamente 10 projetos comerciais/publicidade por mês.
Em palestra para alunos de comunicação.

Isso tudo é resultado de um processo. Diversos cursos com profissionais da área, tais como Marcelo Gomes, Jorge Furtado, José Castello, entre outros autores brasileiros e internacionais, foram moldando as vontades.

Cansado do que chama de “Mercado Bola de Neve”, Marcelo começou a buscar saídas para incorporar uma visão mais contemporânea ao processo de desenvolvimento audiovisual e ao mercado da economia criativa. Saiu da curva comum e estudou empreendedorismo, administração, marketing, biohacking, autoconhecimento, entre outros cursos que expandiram o mindset do escritor.

A Escola de Roteiro surgiu dessa comunhão de fatos, desse link de percepções que demonstra a ascendência do Brasil como produtor audiovisual. A instituição nasce como combustível de uma vontade global: transformar o mercado audiovisual brasileiro.

Acreditando no poder de uma boa história, Marcelo lidera – com participação de centenas de alunos – uma busca pela melhoria qualitativa dos roteiros escritos no país.

Como isso pode acontecer?

Ele sistematizou os principais aprendizados dos seus maiores professores, os que mais trouxeram resultados palpáveis, e criou um curso para levar isso a mais pessoas: o GPR (Guia Prático do Roteirista).

O foco mais intenso é criar uma impulsão de conhecimento e alavancar de forma racional o mercado de trabalho. Com planos, metas e realizações. Por isso o nome “Escola”. Um ambiente vitalício, onde o aluno se prepara pra vida do roteirista. Não é apenas escrever: é entender tudo sobre a escrita.

Trocas, aprendizados, teorias, práticas, diálogos abertos, evolução e transformação constantes.

O mercado narrativo precisa de todos envolvidos pra crescer. O audiovisual brasileiro ainda adota práticas narrativas que são carregadas de intuição. Na Escola de Roteiro tem intuição também. Mas tem muito mais: tem técnicas e métodos que já foram usadas por centenas de profissionais.

A Escola de Roteiro ensina a construir histórias. Promove o desenvolvimento de um novo mercado artístico. E alinha criatividade e profissão. Uma das maiores vontades é compartilhar tudo o que sabemos e podemos à respeito de Storytelling. Queremos crescer JUNTOS.

A vida de Marcelo tem sido esse desbravar. Seja bem vindo 😉

TODOS os filmes abaixo foram escritos por Marcelo Andrighetti e sua equipe. São alguns trabalhos realizados nos últimos meses:

Boca de Rua – Vozes de uma Gente Invisível
Documentário

Ao Teatro
Ficção

Não abriremos domingo
Ficção

Símbolos do Coração da Casa / Móveis Todeschini –
Conceitual

Homo Volans / Banda Zava
Videoclipe


O Fusca e a Dona Hortência
Telefilme / RBS-TV – Rede Globo

clique aqui (ou na imagem) para assistir ao filme!


O Último Chocolate
Telefilme / RBS-TV – Rede Globo

Clique aqui (ou na imagem) para assistir ao filme!

Casa Valduga – Doc. Institucional

Casa Madeira – Conceito da Marca