QUAL É A IMPORTÂNCIA DO NOME DE UM PERSONAGEM?

Tempo de leitura: 2 minutos

Existem diversas maneiras de caracterizar um personagem e, para construí-lo com profundidade, é importante compreender que os personagens possuem diversas camadas. Muito possivelmente a primeira delas que o público terá contato é aparência física: como o personagem se veste, a cor da pele, corte de cabelo, maquiagem, altura, peso, traços do rosto. Gestos peculiares também podem ser fortes marcadores. Além dos aspectos visuais, podemos trazer alguns auditivos como a maneira de falar ou um sotaque.

Também é possível trabalhar a personalidade do personagem, o seu modo de ser, como Renata Pallotini pontua no livro “Dramaturgia – A Construção do Personagem”. A autora coloca nessa categoria aspectos como constituição psicológica, afetividade, emoção, sentimentos, força de vontade, defeitos e virtudes marcantes.

O personagem em sociedade também consiste em uma forma de caracterização: classe social, profissão, relacionamentos amorosos, família, amizade, religião, convicções políticas. Tudo isso irá moldar um personagem e, junto com seus desejos, objetivos e aspirações, irá colocá-lo em movimento, em ação. Porém, Renata Pallotini também destaca uma característica fundamental do personagem: o nome.

Quando eu falo sobre o nome de personagens, automaticamente me recordo da série norte-americana Gilmore Girls. A história é sobre mãe e filha que são melhores amigas. As duas têm o mesmo nome: Lorelai. A mais jovem, porém, utiliza o apelido de Rory. Lorelai engravidou com 16 anos e resolveu criar Rory sozinha, sem a ajuda dos seus pais, que queriam que ela se casasse e tivesse o mesmo estilo de vida que eles.

Lorelai passou por muitos desafios que só a tornaram mais próxima da filha. Apesar de muitas vezes brigarem, as duas são muito unidas e conectadas. Aí que o nome das duas as caracteriza tão bem. No episódio piloto da série, Rory revela que sua mãe lhe deu o próprio nome, pois Lorelai percebia que os homens davam seus nomes aos filhos e que essa situação não ocorria com as mulheres na mesma frequência.

Lorelai é uma personagem independente, guerreira, feminista e uma grande referência para a sua filha. O fato de terem o mesmo nome conta muito sobre as duas, sobre a amizade delas e sobre a jornada que elas teriam ao longo da série.

Gilmore Girls é um exemplo que mostra a relevância do nome para a construção de um personagem. Mais do que um mero detalhe, o nome tem significado, carrega a história dos personagens. Se isso tudo será revelado durante a história, é uma questão de proposta do roteirista. Porém, esse é um ponto a ser levado em consideração e que pode levar uma história e um personagem a um nível muito profundo.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *